The Velvet Underground and Nico
The Velvet Underground
Já conhecia esse cd quase inteiro há algum tempo. Há muito tempo eu queria comprá-lo, mas o preço, sempre alto (só existia importado), me afastava do cd. Agora, finalmente chegou a versão nacional (acho que já existiu antes, só que estava fora de catálogo). Aliás, está aí uma boa dica. Se você não tem, corra atrás que o preço tá bom!
Bom, vamos ao cd.
Este é o álbum de estréia do Velvet, que foi uma das bandas menos reconhecidas de seu tempo, mas hoje em dia influencia muitas bandas legais. E pra quem não sabe, o patrono da banda era o Andy Warhol (que fez essa capa).
Desde a primeira faixa até a última encontramos todas as qualidades que fazem do Velvet uma das bandas mais legais do final dos anos 60 (o disco é de 67).
As letras, todas escritas por Lou Reed, refletem o lado dark de New York. Drogas, prostituição, transsexualismo, está tudo lá, e tudo escrito com maestria. O instrumental, muito simples à primeira vista (na verdade ele tem uma base bem simples), é projetado em uma parede sonora muito bem construída por John Cale, que é totalmente alucinante. John Cale utiliza-se de viola elétrica, piano e violino para fazer isso. John Cale e Lou Reed realmente se completavam ao fazer música. Experimente ouvir "Heroin" com fones de ouvido. Chegando ao final, a música começa a subir com ruídos cada vez mais estranhos, é totalmente desconcertante. Incrível.
Além disso, por se tratar do primeiro disco, todos aqui estão cheios de boas idéias e vontade de tocar. Junte tudo isso à participação da modelo Nico com sua voz impressionante e você terá o disco maravilhoso que é
The Velvet Underground & Nico.
Melhores faixas: Heroin, Femme Fatale e European Son.